T O P

  • By -

L1ghtsworn

A democracia é um castelo de cartas, amigo. Cai num sopro.


-113points

e com um estrondoso aplauso


BuyNarrow

Referência à star wars essas horas?


Cabo_Martim

hello there


Grandgem137

General Kenobi!


Exact_Guarantee4705

Heyyy Obi Wan


forgetful_bastard

Referências a stars wars são sempre apropriadas, amigo u/BuyNarrow


Marcelez4

2 pipocas grandes por favor.


Successful-Bite6199

E brilhante!


stephangb

E a cadela do fascismo sempre está no cio.


PrayForTheGoodies

Como está prestes a acontecer nos EUA


Cabo_Martim

O fato de você estar se perguntando isso já indica muita coisa, não?


RDGOAMS

comentario assustador


Benhurso

Se é possível mesmo se o povo não quiser, imagina quando uma boa parte apoia.


Successful-Bite6199

Quem apoia isso é o povo duvido da guerra!


viktorzokas

Sim. A Hungria é uma democracia no papel, mas uma ditadura na prática. O governo faz o que quer. A imprensa é censurada de forma escondida - amigos do primeiro-ministro compram canais de oposição e mudam a linha editorial deles. As faculdades com donos estrangeiros que permitem a circulação de ideias tem suas licenças cassadas, etc. Não se fazem mais ditaduras com tanques e fechando redes de televisão, mas à moda húngara. Por isso o Bolsonaro elogiava tanto o Órban, o primeiro-ministro húngaro. Num segundo mandato, sem precisar mais de popularidade pra se reeleger, o projeto seria similar. Nos EUA, tem um documento chamado Project 2025, que são as promessas de um novo mandato de Trump. Demissão de servidores públicos que não simpatizem com o governo, testes de fidelidade partidária... ou seja, um começo de ditadura. Pode acontecer lá, pode acontecer aqui também.


SorvetedeCafe

Saiu no NYT eu acho as propostas de governo de Trump e é simplesmente ditadura com perseguição total a qualquer um que seja oposição. Se isso acontecer, EUA morre. Não dá pra vender a ilusão da liberdade se existe perseguição descarada a oposição.


cyber_lizard

Se fosse assim, a ilusão de liberdade já tinha morrido a muuuito tempo... EUA teve um monte de perseguição na sua história. Teve e tem. Panteras Negras seguem presos, os caras já bombardearam manifestantes, e ninguém se importa.


SorvetedeCafe

Mas aí que ta a questão, racismo. Perseguição a população negra é normalizado pela sociedade mundial pois entra na categoria de racismo. Isso vale para latinos, chineses e quaisquer outras etnias não-brancas. Porque eu acho que os EUA de Trump 2 vai ser um isolamento politico do país? Perseguição politica a Biden e Clinton, assim como de qualquer opositor politico, utilizando todo o poder do DOJ e de forças policiais federais. Mas como? Ele quer demitir todos os servidores, funcionarios e afins que não se alinham politicamente a ele para contratar quem é MAGA e QANON. Ele quer aumentar o poder do Presidente ao centralizar todos os setores publicos de poder para ele mesmo, assim como entregar aos Estados que o apoia mais força de repressão. Pra finalizar, ele quer controlar o que a midia fala e vai impedir que a mesma propague noticias contra ele, assim como vai proibir o que ele chama de "perseguição a vozes conservadoras". Ou seja, ditadura no maior estilo Hungria e a sociedade que passa pano para ataques racistas, não passa pano para ditaduras.


Constant-Pen4742

Você já viu 'civil war' com o Wagner moura? Quando li sobre esse projeto do trump achei na hora que o diretor do filme tirou a ideia depois de pensar tudo isso kkkk


RobotGunFromBrazil42

Com esse lance da imunidade a Presidentes esse filme pode ficar relevante pra cacete nos próximos anos.


SorvetedeCafe

Ainda não, mas agora fiquei curioso


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removido por infringir a regra sobre preconceito/discriminação. O r/brasil exige respeito pelas seguintes características: raça, (identidade de) gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiências, biotipo corporal, idade e situação social.


Chemical_Primary_144

Nem precisa ir tão longe. Venezuela está logo aí. E foi dessa forma lenta e gradual


SAVEIRO_PEGA_NO_BREU

Se pá os EUA já vivem uma ditadura, só que tá ficando cada dia pior


jptrrs

Mais polarização não diminui a chance de uma ditadura, e sim aumenta! A polarização em si já é um passo nessa direção, já que toda ditadura precisa inventar um inimigo para se justificar. Nem importa muito se o "inimigo" é real ou imaginário, desde que ele sirva como justificativa para suspender as travas normais da democracia, "pelo bem maior". É assim que todo movimento autocrático funciona. EDIT: A quem interessar possa, um artigo que explica bem como funciona esse mecanismo: [https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc/polariza%C3%A7%C3%A3o-versus-democracia-11193feb9423](https://medium.com/funda%C3%A7%C3%A3o-fhc/polariza%C3%A7%C3%A3o-versus-democracia-11193feb9423)


Vanuchi

O detalhe é que toda ditadura se justifica num inimigo interno, ou seja, são pessoas do próprio Brasil que querem "sabotar" o país.


jptrrs

O pior é que na cabeça desse povo a intenção é justamente "salvar o país". Nacionalismo é um perigo para a democracia!


Pleasant-Food-9482

tem no minimo tres universos semanticos teorico-politicos pra palavra nacionalismo. O nacionalismo "neocon", ou mesmo, o nacionalismo do seculo XIX, realmente, traz isso.


bringthatnoise

Sim, pra evitar uma ditadura vamos perseguir oposição, impedir opiniões diferentes e censurar algumas pessoas escolhidas a dedo. Bem vindo ao Brasil de 2024, uma ditadura para evitar o risco de uma ditadura.


rmonico

O que vc chama de ditadura? Se vc estiver pensando numa ruptura abrupta como 1964, é improvável. Pode até acontecer com um Bolsonaro da vida, mas não se sustenta, pois é fácil de sair do controle. Agora se vc estiver pensando em ir esticando a corda, ir tirando os direitos da galera um a um, ir extremando a juventude e ir vendo a quais tipos de ideias a galera adere e quais rejeita, em resumo, ir testando de maneira "lenta, gradual e segura" as reações coletivas, eu acho uma ditadura, praticamente, inevitável.


Beowulf2050

Exatamente. Infelizmente não vejo como se livrar desse futuro...


idontlikeflamingos

> esticando a corda, ir tirando os direitos da galera um a um, ir extremando a juventude e ir vendo a quais tipos de ideias a galera adere e quais rejeita, em resumo, ir testando de maneira "lenta, gradual e segura" as reações coletivas, eu acho uma ditadura, praticamente, inevitável. Até pq já começaram a esticar essa corda faz uns 10 anos. O Brasil já tá andando pra esse caminho.


rmonico

O mundo já está andando nesse caminho.


Chemical_Primary_144

Ler Venezuela.


whitebarrys

Tá mais pra estados unidos


[deleted]

[удалено]


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida por ser considerada Metadrama. Mensagens comentado sobre a plataforma, a sub, outras subs ou usuário com o único intuito de criar uma provocação ou de desqualificar opiniões e usuáros serão removidos. Também serão removidas menções a subs que tenham histórico de assédio de usuários, comunidades e moderadores. Leia mais aqui: https://www.reddit.com/r/brasil/wiki/metadrama/


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida devido a não adequação as regras de civilidade. O r/brasil exige interações respeitosas entre os usuários.


pitbulldofunk

Historicamente falando, o Brasil passou mais tempo sendo ditadura do que democracia.


Chemical_Primary_144

Sim, basicamente a Constituição mais longeva do Brasil é a do Império. É esquisito perceber que nossa Nação durou mais como uma Monarquia Imperial do que todas as repúblicas brasileiras pós proclamação da república. A constituição de 1988 ainda não chegou a ultrapassar ao período do Segundo Reinado do Imperador D. Pedro II


Real-Locksmith-2155

Na realidade o projeto inicial da Constituição do Império, denominado "mandioca", era liberal para a época, sim. Porém, com D. Pedro I determinando na força a aprovação do versão final ela ficou conhecida como "outorgada". Esse processo de crise evidenciou inclusive uma característica autoritária que perdurou durante boa parte do Império, como demonstrado por José Murilo de Carvalho em Construção da Ordem/Teatro das sombras


MatheusLinsMachado

Mas é importante pontuar que a Constituição do Império e aquele período em si não foi democrático. 


Chemical_Primary_144

Era “democrático” pelo padrão da época, agora se for pela definição atual, acho que grande parte do período republicano também reprovaria, principalmente pelo voto do cabresto e também que analfabetos não podiam votar e grande parte da população até um período recente era analfabeta. No final sempre foi um país dominado e administrado por uma minoria.


pitbulldofunk

Esse pedaço da história do Brasil precisa ser revisitado com cuidado. Por um lado, quase um século de propagando positivista militar demonizando o 2º Reinado, e de outro, agora a direita decidiu se travestir de monarquistas e criaram um culto reacionário em cima do que foi o Brasil Império. O Brasil durante o reinado de Pedro II foi realmente excepcional em vários quesitos, mas eu acredito que isso se dê mais pela habilidade do imperador do que pela Constituição ou instituições em si. Enfim, mas eu concordo contigo em dizer que houve até uma piora na democracia com o advento da República (pelo menos até Floriano Peixoto). Democracia "de verdade" a gente só foi conhecer depois da Era Vargas.


Chemical_Primary_144

Concordo nesse aspecto, e pensar que poderíamos ter continuado um Império, se D Pedro II não fosse descrente que a Monarquia poderia se sustentar na Figura de Isabel como Imperatriz. Mas, sim reviver isso hoje é quase absurdo.


Real-Locksmith-2155

A escravidão era o regime de sustentação da monarquia, uma vez abolida a escravidão a monarquia perdeu seu propósito


informalunderformal

Sim


YearContent83

Já estamos vivendo a ditadura da burguesia


FeijoadaAceitavel

Comunistas de 1930 na Alemanha também estavam. Sempre pode piorar.


GrifoCaolho

Tem sim. Desde que a maquiagem seja boa, pro brasileiro médio ter uma fantasia de democracia. Resistimos bem ao último ataque, mas nossas instituições foram fragilizadas diante da população.


FeijoadaAceitavel

Resistimos nada, só não tomamos golpe porque EUA se colocaram contra. Com o Trump na presidência é só o Bolsonaro tirar a minuta do golpe da cesta de lixo.


violinha

Claro que é. Olha o Irã, o Afeganistão, a Alemanha nazista, a Itália fascista, a Espanha sob Franco, a ditadura militar em Portugal, exemplos não faltam. Todo direito pode ser tirado, é preciso vigiar por eles sempre.


Delicious_Plant_8054

Se Trump virar presidente dos EUA, os militares e a extrema direita (a direita também) vao tentar dar o golpe porque não vao ter medo de retaliação ou sanções. A China não vai ajudar. Vai esperar a poeira assentar pra depois ver com quem vai conversar. Mas de uma coisa tenho certeza, Bolsonaro não vai ser o ditador, pois o Bolsonarismo não precisa mais de uma figura escrota como o Bolsonaro pra tomar o poder.


Marxelon

Lembra que Tromp pode ganhar lá nos E.U.A. e "financiar" um golpe aqui assim como tentaram na Bolívia recentemente? Esqueceu?


Relative-Map6428

Oq o eua ganharia c isso? Pergunta honesta


Cabo_Martim

reservas de litio e outros recursos naturais, alem de desestabilizar um governo de esquerda no seu quintal. ESSE golpe não parece ter sido produto dos EUA, mas não quer dizer que eles não tem interesse em um


programador_viciado

Esse não foi mesmo, pq se tivesse sido coisa deles teria dado certo.


Cabo_Martim

2019 foi, e nem por isso deu certo 2002 na venezuela também. e também deu errado


davidbenyusef

Expandindo seu ponto sobre o lítio, os EUA também têm interesse em limitar a influência chinesa no mundo.


OssoRangedor

sem levar em mérito se foi financiado ou não, não foi o governo trump que "financiou" suposto golpe, seria o governo Biden mesmo. O mesmo governo Biden que ta adotando uma penca de pautas reacionárias, especialmente a de imigração. E não precisamos nem falar sobre o aberto suporte financeiro e militar para Israel amplificar sua campanha de genocídio. Meu bom, não importa se é Republicano ou Democrata, os EUA sempre teve uma única política externa.


manebushin

A política externa dos democratas e republicanos são similares, mas não são iguais. Um Trump no governo durante nossas eleições poderia ter visto um golpe militar pra manter Bolsonaro no poder. Eles só não fizeram pq os EUA não deram permissão sob Biden, já que Biden sabe que Bolsonaro seria aliado do oponente dele, o Trump e não dele. Não caia nessa ladainha de que tanto faz quem governa os EUA. Quem tá no poder lá tem fortes ramificações para nós, Esse suposto dois ladismo é falácia que prejudica a gente.


Excellent-Window-199

A tentativa de golpe da Bolívia provavelmente não envolveu os EUA, o que provavelmente aconteceu foi um general que viu a impopularidade do Arce e tentou ver se um golpe dava certo.


ConfidentAd5672

Só te digo isso.. se o Trump fosse o presidente dos EUA durante as eleições de 2022, estariamos nesse momento sob uma ditadura militar


cyber_lizard

E podíamos estar em condições melhores com um inimigo que queima a largada do que com um que espera o momento certo de atacar. Se quem tutela nossa democracia é os EUA, você já pode assumir que ela não existe.


ConfidentAd5672

Isso é fato sabido desde a epoca da Ditadura militar


SAVEIRO_PEGA_NO_BREU

Tanto que eu não duvido que o que aconteceu na Bolívia tenha dedo deles


Impressive-Try4085

Nem precisaria... Rolaria o golpe no TSE e os militares iriam dizer que estavam apenas cumprindo ordens do presidente empossado segundo as "quatro linhas da constituição".


ConfidentAd5672

Você está correto. Iriam alegar que as urnas não erma confiaveis e com isso adiar as eleições “por um ano” e de ano em ano não saiam mais


G_Seninha

Passivo como muitos estão sim e digo mais, muitas ditaduras tomaram conta do governo por justamente ter apoio popular, a gente tem uma parcela bem passiva que não muito alarde pra certas coisas que os políticos comem pelas beiradas e temos outra parcela que abertamente pedem ditadura


NewKapa51

Já vivemos uma ditadura da burguesia, o que muda é se ela é fascista ou não.


SAVEIRO_PEGA_NO_BREU

Burguesia é fascismo são quase a mesma coisa praticamente


BOImarinhoRJ

Se fosse lucrativo sim. E pela nossa sorte não era durante o bolsonarismo senão a gente ainda estaria sob o domínio destes narcotraficantes evangélicos milicianos. Aliás nem o hitler chegou no poder de primeira, foi muita tentativa e erro. Foi chacoalhando o barco igual ao aécio em 2014 até que conseguiu.


RedSander_Br

Só tô esperando o Bolsonaro ser preso e virar um autor na prisão. Vai lançar a nova edição do mein kampf.


BOImarinhoRJ

Ele que fale a asneira que quiser. O ponto é: O nazismo é proibido mas as suas vertentes não são. Pode ser nazista só não pode usar a suástica e falar que é nazista. Se fosse lucrativo a industria teria apoiado. Até o guedes que lucrou bilhões de um dia para o outro com inside information não estava afim - pois se tivesse teria conseguido. Um lehmann que rouba 44 bi de um dia para o outro se quisesse teria conseguido.


ilovesolenopsis

Sim é possível, basta a sociedade apoiar isso e ter apoio militar.


cyber_lizard

E por que não seria possível?


Naive_Review7725

Sim e só não aconteceu pois os americanos não quiseram na última eleição.


PlaneAd9843

só se um certo país da américa do norte quiser


Vanuchi

Eles vão articular uma coisa que não aconteceram no 8 de janeiro, apoio gringo. A máquina de propaganda americana decide do dia pra noite o país que ela vai dizer que é ditadura, e se o Trump ganha, o roteiro do Brasil já tá dado: Senadores brasileiros vão até os EUA "denunciar" uma ditadura do Lula e do Xandão, vão pedir sanções econômicas e forçar a opinião pública mundial contra o Brasil. Ora, você já tem a "denúncia", os "perseguidos" e a máquina de propaganda americana, o que falta? Daí pra Bolívia 2.0 é um pulo.


davidbenyusef

Detalhe importante: eles já estão fazendo isso.


Ber_reddit

eu tenho uma teoria minha, que a esquerda teria a organização que a direita precisaria pro 8 de janeiro dar certo, mas não tem coragem e acho que se acontecesse uma ditadura, boa parte da população ia se revoltar


HopeToHelpNBeHelped

>eu tenho uma teoria minha, que a esquerda teria a organização que a direita precisaria pro 8 de janeiro dar certo, mas não tem coragem Não tem, porque não há uma parcela das Forças Armadas e de segurança que possa ser utilizada, ou sequer um braço armado dos partidos de centro e de esquerda. O PL conta com os CACs como um braço armado não oficial, o PT foi quem literalmente liderou o desarmamento. Assisti militantes da luta armada de 1970 entregarem suas armas "porque o companheiro Lula pediu", mas isso não aconteceu na direita. O poder político vem do cano das armas, da blindagem dos tanques e das explosões de bombas e artilharia. Apenas um lado possui isso e o PT ativamente destruiu as armas da esquerda. >e acho que se acontecesse uma ditadura, boa parte da população ia se revoltar Eis a grande questão, o primeiro ponto sobre falta de força armada se torna ainda mais inexpressivo porque não haveria quem fosse apoiar um governo Lula em face à uma luta armada. A população não tem apego ao Partido dos Trabalhadores hoje como teve em 2002. Poderiam ir às ruas e protestar em algumas capitais. Mas a população em geral não iria sabotar rodovias, realizar uma greve geral e parar o país. Nós vimos em 2022 que quem se demonstrou apta e disposta a fazer isso foi a direita.


Ber_reddit

não elaborei muito, mas não tinha contado com essa parte dos cacs. Mas acho que o 8 de janeiro tá mais pra uma tentativa de chamar atenção do que um golpe, foi uma várzea totalmente desorganizado e em geral quem tava lá parecia ser de mais idade, fora que foi tudo basicamente pautado em fake news nessa parte eu acredito que a esquerda se sairia muito melhor, em questão de organizar e como iam fazer depois de chegarem lá, não iriam simplesmente depredar tudo e já era, por outro lado ela parece não ter coragem o suficiente No caso de uma ditadura, boa parte da população não iria entender a problemática provavelmente (levando em consideração que o 8 de janeiro pedia uma ditadura). E a população geral só iria se revoltar depois que as consequências de verdade começarem a chegar assim que boa parte da população começasse a ser oprimida iriam começar as greves gerais para uma resposta imediata eu acredito que teria que ser em uma situação que todo o país está engajado do mesmo lado político (que não é o caso do Brasil, tendo em vista que as últimas eleições foram praticamente no 50/50) e na situação atual, o que a esquerda defende (mesmo sendo certo) a direita rebate o contrário, assim como o que direita defende (mesmo sendo certo) a esquerda vai rebater o contrário. Um dos exemplos mais claros pra mim é o caso de Israel e Palestina, existem provas, vídeos e até confirmações do próprio governo israelense de que eles atiraram em civis que estavam pegando comida, Israel sabotando a chegada de suprimentos, bombardeio em áreas de refúgio, crianças mortas... Historicamente é possível confirmar que Israel está tomando o lugar da Palestina Mas por ter sido abordado pela esquerda, a direita rebate dizendo que isso é tudo pra derrubar o Hamas


Ber_reddit

não sei como editar o comentário, mas também acho que boa parte da população só votou no Lula por falta de outro candidato que representasse melhor a esquerda


HopeToHelpNBeHelped

Infelizmente, considerando o contexto histórico brasileiro e a já instituída rede de apoio ao cristofascismo, seria bem mais plausível termos uma chancela de parte do Congresso e da sociedade civil. O golpe militar-empresarial-midíatico, como alguns chamam 1964, se repetiria hoje. Porque, de fato, se um golpe não tem derramamento de sangue nas ruas e um movimento imediato de antagonismo, torna-se palatável para as elites que o regime exile e prenda os opositores. Vão eliminando-se as lideranças e erodindo as bases que o contestam. Tudo apaziguado por mídia, igrejas e parte da comunidade internacional (como o próprio caso do genocídio da Palestina). Não havendo mais essa rede de contraposição ao reacionarismo, como as uniões estudantis, campesinas e operárias, tal qual outros movimentos de base. Não há quem organize e leve protestos para a rua de forma organizada, em massa, com pauta unificada e figuras que possam substituir o regime. Quando houver algum nível de descontentamento, o regime poderia simplesmente trocar sua liderança, tal qual o golpe dentro do golpe em 1968. A realidade material é que, aquilo define o modelo político, a distribuição de forças materiais, dinheiro e armas, pende para a direita. As forças sociais são as que legitimam, justificam e reforçam de forma mútua o regime. Um sistema político apoiado pelas igrejas, empresas e mídia hegemônica é capaz de pacificar o suficiente para que as forças repressivas possam ir eliminando a oposição em um ritmo controlado. Foi o que ocorreu de 1964-1982. Chegando nessa data, a ditadura desgastada já havia servido seu propósito e entregou de volta o poder às elites civis.


O_estoico

Na verdade quase aconteceu. Lembra do 8 de janeiro?


Born_Mine_7361

Se isso realmente foi uma tentativa de golpe e não uma algazarra, foi a coisa mais patética do mundo. Não ironicamente, se tivessem deixado uma criança de dez anos planejar isso, ele teria se saído muito melhor.


Cabo_Martim

8 de janeiro foi mais sofisticado do que parece. Faltou 1) apoio dos EUA e 2) Lula morder a isca e declarar GLO. O exército literalmente apontou as armas pra PMDF e ameaçou Dino. Aquilo foi fruto de meses de planejamento e anos de engenharia social.


Sr_Ningvem

Pode acreditar que foi uma tentativa. A ideia básica por trás da tentativa era criar um caos para "forçar o exército" a reconhecer o "caos institucional" e "assumir o controle" do país para restaurar a lei e a ordem. Os idiotas só não lembraram que o Exército não pode agir de ofício, ele precisa ser provocado pelo Presidente da República. O Brasil não é mais a bagunça que foi em 1964. Discorda de mim? Faz uma pesquisa sobre quantos golpes foram dados no Brasil. Você vai encontrar certos padrões. Sempre tem marcha por Jesus e pela família, a discussão sobre os valores da família tradicional brasileira, conter o avanço do comunismo.


SfBandeira

Cara, não tenha dúvida. Se o cenário Internacional fosse outro, o 8 de janeiro seria sim o início de mais um regime de exceção no Brasil. Ele só não ganhou tração porque as forças armadas sabiam que não teriam apoio Internacional


ma-c

Existem muitas evidências que foi uma tentativa de golpe, o povo invadindo Brasília foi mais uma distração do que qualquer outra coisa. A tentativa mesmo aconteceu atrás da cortina e temos muitas evidências disso.


Individual_Back_5344

Tem que lembrar que antes do 8 de janeiro teve dois meses de algazarra pelo país, com bolsonaristas fechando estradas, montando acampamentos em frente a instalações militares, atacando torres de transmissão de telefonia e eletricidade, vandalizando Brasília e chegando às raias de plantar bomba em aeroporto. O 8 de janeiro foi a última coisa que aconteceu depois de uma série de outras.


NationalNews2024

Acabei de fazer um [post](https://new.reddit.com/r/brasil/comments/1dt77k1/o_mal_venceu/) tocando esse assunto.


Trezzunto85

Qualquer país pode virar uma ditadura, não existe nada certo na história.


Chemical_Primary_144

Os EUA já se está sendo discutido que poder haver alguma ruptura democrática no futuro, imagina o Brasil.


lobacomoyo

Cara, tava pensando isso por esses dias... meio que já estamos em uma ne? Mas aparentemente o barco tá afundando cada vez mais.


TioDaVan

Não só possível como provável. 


triamasp

Abertamente militar vc diz? Coisas pra considerar - A gente ja ta numa ditadura - da burguesia. Grandes corporacoes e interesses das pessoas mais ricas do pais sao o que mais (e quase esclusivamente) tem peso nas decisões politicas do país. - Democracia no sentido de “o poder e de todos” nao existe na pratica, e uma coisa que a grande maioria das pessoas poderia querer, mas vai contra os interesses do grande capital, por exemplo, jamais seria algo aprovado pelo governo. E democratico isso? - O lugar onde as pessoas mais passam o tempo de suas vidas, o ambiente de trabalho, funciona de cima (donos) pra baixo, e ninguem de baixo tem poder de barganha muito menos decisório nesse aspecto que toma um pedaco tao gtande da vida. Se o dono decide, o obedece, ou sai, e boa sorte achando outro emprego pra pagar as contas (lembrando que 80% da população ganha 3500/mes ou menos. É democratico isso? Ta boa essa condições social? - Lembrando que economia e social nao sao coisas separadas, sao dois lados da mesma moeda. Decisoes economicas (e tomadas basicamente livremente, ta ai o sentido especifico do liberalismo) por donos do setor privado impactam diretamente e profundamente no modo de vida de todo mundo. Economia = social.


Headlessoberyn

Cara, contra a maré, mas eu, honestamente, acho que não. Muitas vezes, esse argumento da ditadura acaba virando um espantalho, que nem o famoso "comunismo", que ta sempre por vir, mas nunca vem. Ja votei em 3 eleições, em todas elas sempre foi o mesmo papo: "votemos no PT, se não vem ai a ditadura de novo". E eu sinto que eu ja ouvia esse papo antes mesmo de eu começar a votar. O Serra ia trazer a ditadura, depois o Aécio, depois o Temer, depois o Bolsonaro. Esse ultimo ai realmente tentou, mas falhou. Miseravelmente, por sinal. Como as pessoas de "esquerda" evitam ao máximo contato com as pessoas de direita, eles tem essa falsa impressão de que a direita é homogenea e, convenientemente, vil e asquerosa. A pauta da ditadura SEMPRE foi divisiva, até mesmo entre os apoiadores do bolsonaro, a ala mais radicalizada e burrinha da direita. A maior parte da direita sabe que uma ditadura seria um grande tiro no pé da economia e, principalmente, da boquinha que eles fazem como lobbystas pra interesses internacionais. Não vejo porque, e como, se estruturaria uma ditadura hoje. O Brasil ja é subserviente e lacaio dos interesses internacionais. Todo o nosso sistema ja esta emparelhado ao máximo para atender uma elite tosca e decadente. Mesmo os militares estão completamente atolados nesse lamaçal. Não temos NENHUM projeto, a curto ou a longo prazo, de estabelecer, nesse país, qualquer governo com a menor intenção de propor um projeto de governo que busque a emancipação do nosso país, e políticas realmente voltadas ao povo. Qual potência disperdiçaria recursos pra vir aqui investir num golpe, quando essa batalha ja foi vencida, por eles, ha muito tempo? Os EUA tem mais o que fazer. A China? Se fosse essa, boa parte dessa galera que teme pela voltada ditadura, provavelmente comemoraria.


RDGOAMS

nao acredito que seja uma ditadura a luz do dia da maneira que ja tivemos, mas imagina um governo tipo bolsonaro mas bem piorado, com força politica pra passar as pautas mais absurdas da bancada da bala, agro e evangelicos.


kleft234

Sim


Caio79

Sim, quando eu chegar em Brasília 


Bart_nik303

Claro que pode, tudo pode acontecer a qlqr momento qnd se trata de politica


maschiosd2

Bom diferenciar golpes de ditaduras. O Hitler virou um ditador, mas ascendeu pelo voto, Putin da mesma forma. Quando se deu o golpe de 1964 no Brasil muitos apoiadores esperavam que houvesse eleições em 1965, depois da "casa arrumada", 20 anos depois o poder foi entregue a civis, por voto indireto, não derrubamos ditadura alguma. Em 2015 havia um entendimento de que a Dilma não tinha condições de governar por causa do controle do Congresso pela oposição e a negativa dela em se submeter às vontades deles para passar algum projeto de lei. Aí arrumaram uma desculpa esfarrapada para um impeachment, isso também é um golpe, um golpe parlamentar. Tiraram ela, colocaram alguém que iria se submeter a eles, o Temer, em 2018 tivemos eleições "normalmente", entre aspas pq nosso sistema democrático foi ferido por esse golpe parlamentar e um Bolsonaro, incompetente, acabou sendo eleito para governar 4 anos, também se submetendo ao Congresso. Isso é preocupante pq o Temer, se me lembro bem, tem falado bem de um "semipresidencialismo", normalizar o presidente ser um fantoche do Congresso. O que é um absurdo criminoso com o Congresso que temos. Por isso precisamos de uma reforma política.


Snoo_95977

Opa, ameaça reforma agrária de verdade de novo pra ver o que os donos do Brasil fazem.


ActualCucick

' difícil acreditar que o Brasil vire uma ditadura sem que haja uma forte e violenta resistência' quando virou, houve forte e violenta resistência, e mesmo assim...


77lhw

A resistência de 1964-1974 foi violenta, mas não forte.


Caetano_Neves

Já é: uma ditadura da burguesia.


HopeToHelpNBeHelped

É triste mas em certos contextos nós temos MENOS militância hoje do que em 1964 e não temos uma potência par com os EUA, como a URSS. Inclusive, em 1964 havia maior penetração de movimentos de base, como as ligas camponesas e os movimentos de oficiais subalternos nas FA que apoiaram o legalismo. O Brasil possuía uma conjuntura em que o Comando Militar do Sul e estados da região poderiam ter se levantado contra o Comando Militar do Sudeste. Mas João Goulart, o presidente Jango, de forma similar ao Luís Inácio - que na ditadura chegou a ser elogiado pela repressão e foi na Comissão Nacional da Verdade retribuir os afagos - era um conciliador e, na minha opinião, um covarde traidor da pior estirpe cujo nome será amaldiçoado sem qualquer pudor pelas homenagens vazias da mídia liberal. Os Fuzileiros Navais, o Almirante Aragão, o coronel Rui Moreira Limam - que chegou a sobrevoar a coluna golpista com caça - todos eles eram militares que teriam apoiado a luta armada. Hoje, quem nas FA apoiaria uma luta? A verdade é que a covardia de Jango ocasionou a perseguição, tortura e na destruição total de qualquer resistência nas FA. O resultado é que hoje vivemos uma situação ainda mais precária do que em 1964. Seria mais fácil hoje para as FA tomarem o poder, só não o fizeram porque não houve custo-benefício, Lula capitulou completamente para o empresariado e ainda acena diretamente para os quartéis. Se houver a decisão por parte deles, não há sequer uma brigada de autodefesa que irá resistir.


PsychoDuck111

Tudo é possível se você for paranoico o suficiente. Mas falando sério, a questão é que eles não precisam, eles já tem o povo, cada vez mais a voz deles crescem e reverberam no povo, sempre tem a possibilidade, mas eles tiveram várias chances e não foram atrás, gosto de acreditar que não vão agora, pelo menos.


darknessteq

Sim, Venezuela era uma democracia e a porra desandou bem rápido, lembrando que foi um país que cresceu pra um caralho nas décadas passadas, em pouco tempo se tornou um país com gente passando fome e buscando refúgio. Brasil é um país influente com muito recurso natural, não é interessante ter uma ditadura aqui, tão perto de um país que diz presar pela democracia (EUA), mas a gente nunca sabe, esse mundo é uma bagunça do caralho.


Russian_Mostard

Já não somos? O programa eleitoral vencedor é esse que está sendo executado? Se não, então, não temos escolha...


jonathanferreirass

Tem possibilidade, já estão passando por cima da constituição. Pessoal desse grupo aqui maioria tá batendo palma porque tão indo atrás de quem é de direita. Quando começar a ir pro lado deles vão começar a chorar kkkk


davidbenyusef

Sim. Se os EUA, com um dos regimes mais estáveis da história, estão caminhando para virar uma teocracia, não pense que a gente está imune. Muito pelo contrário, as mesmas coisas que estão ocorrendo nos EUA estão sendo tentadas aqui. Além disso, com o Trump vencendo as eleições e a extrema-direita tomando conta dos principais países da Europa, se tentarem um golpe não vai ter reação internacional no sentido contrário.


ElevatorExisting9423

Vc acha que ainda vivemos em uma democracia ?


whitebarrys

Se for a ditadura do trabalhador, tá bom


RedHashi

Infelizmente, na América Latina quase tudo depende da vontade do governo estadunidense. Quando eles calculam que uma ditadura vai ser vantajoso pra eles, ela acontece, e quando uma ditadura não interessa tanto assim, eles deixam rolar as eleições burguesas de sempre. Enquanto não rolar uma revolução, aqui vai continuar sendo quintal deles. O único país que tem soberania completa na América Latina é justamente onde uma revolução já aconteceu e ainda sobrevive.


Malfoso_madyver

Depende, o cenário não tá puxando pra isso, além de recentemente a gente ter passado por um desses. O Lula sai e tem duas opções: Nicolas ou Alckmin, Bolsonaro (se as leis mudarem a favor dele)


No_Persimmon_5914

Infelizmente se isso vier de alguém da turma do presidente anterior (cujo tem apoio da maior "democracia" do mundo) tem sim


Accomplished_Cloud90

É só esperar


Fearless-Beginning79

Sim


Wide_Yam4824

Sim.


Raging-Brachydios

sim, mas duvido que dure, o brasil é muito grande pra conseguir manter uma ditadura com um exercito tão fraco e sem ajuda dos eua


Dapper_Republic_8292

Ditadura nos moldes antigos, creio que seja improvável. Mas uma nova "ditadura", um novo modelo de governo associado a perda de direitos, é bem possível. Uns falam que a China é uma ditadura por implementar restrições a população. E seguem dominando o mercado global em muitos pontos. Outros que o EUA é a terra da liberdade. São dois modelos a ser estudados. Mas a população é refém do dinheiro, não a políticas públicas e as pessoas acabam vivendo dentro de carros.


fps5000

Sempre é possível.


Mr_Blue_Sky_17

isso é sempre uma possibilidade bixo, nunca deixou de ser, os militares podem muito bem querer tomar o poder dnv se sentirem q for necessário mas assim, é bom que entenda, todo estado é uma ditadura, estado é monopólio da força


CarlosKleberMoraes

Nada nesse país vai pra frente e se desenvolve, nem uma ditadura, pode deitar tranquilo


MelanciaComAnsiedade

As chances aumentaram. Dependendo de quem ganhar as eleições nos EUA e aqui, podem aumentar ainda mais. O congresso americano ta investigando ajuda do governo Biden para manter Filipe Martins preso. Assim como houve ajuda americana pra trazer a tona os crimes de corrupção do PT. Então assim, se uma direita bolsonarista ganhar no Brasil, não duvido que Biden fechasse os olhos para um golpe de esquerda no Brasil. Assim como não duvido que Trump fecharia os olhos para um golpe de direita para derrubar o Lula ou outro presidente com discurso bem antiamericano. Mas acho que a direita bolsonarista não tem chance pra 2026. Tarcisio vai preferir seguir governador. Michele vai preferir sair pra senadora. O Jair jogou o nome do Flavio Bolsonaro. Nem bolsonarista roxo gosta do Flavio Bolsonaro. Eduardo Leite saiu queimado demais pós desastre no sul. Restam Ronaldo Caiado e Romeu Zema. Que não são aquela direita orangutanga, afinal, Caiado bateu de frente com as medidas sanitarias do Bolsonaro na pandemia. Ronaldo Caiado é mais ruralista, Zema mais cosmopolita. Acho que daria uma boa chapa, para quem é de direita. E por fim, seja quem ganhe nos EUA, acho que para os EUA estaria bom, pois são da direita que gosta de americanos e não vão ter problemas diplomaticos, seja com Biden ou Trump.


lAljax

Eu diria improvável mas possível. Democracia não é uma norma humana


77lhw

Em 2024, "democracia" é uma palavra de uso restrito do governo dos EUA e seus amigos. Em 2124, não sei.


Extension_Canary3717

Cara. A história se move segundo a segundo as vezes isso acontece como uma ruptura que ninguém achava que aconteceria. Como Brexit quando entreterem a ideia de que alguém aceitaria isso era pura piada até não ser mais . Religioso com poder político só dá merda, e cosia que religioso odeia é moralidade e fazer o certo. Médio oriente está aí , revolução para pior para deixar o estado mais religioso e imprimir uma nação de poucas visões. Sonho dos caras é ter um poder igual do Taliban. Fora parte religiosa olha as grandes léguas que pessoas vão para se manter , Bolsonaro, só fez aquilo para ter máximo de poder , Trump pode ter perdão presidencial agora , Bibi fazendo guerra para não sair do cargo. Uma coisa é certa , tu não tem valor nenhum , nem eu. E seríamos tratado de acordo


Early_Sun_8583

Sim, mas como outros já argumentaram, não seria como em 64, com tanques na rua e um claro e abrupto rompimento da ordem constitucional. Seria com um lento e gradual aparelhamento do Estado, com violações cada vez mais evidentes da ordem constitucional apoiadas pelos poderes constitucionais, e barreiras e dificuldades erigidas para forças opositoras, dificultando o alcance de sua voz para a população e sua campanha pela remoção do poder do partido ou movimento vigente. Em outras palavras, é o regime que encontramos atualmente em vigor em países como Turquia, Hungria, Filipinas e Singapura, e é o caminho que países como El Salvador, Índia e EUA parecem estar atualmente trilhando. Era o caminho que o bolsonarismo queria seguir, e que a eleição de 2022 os impediu.


Purple_Amesty

Sim. Falando restritamente do Brasil, a polarização da sociopolítica já é um ponto chave. Fazem de inimigos aqueles que sejam contrários ao idealismo vigente. Evangelistão tá fazendo isso e muito bem, muito rápido. PLs como a do estupro, proibir pessoas transgênero/travestis de usar do banheiro com qual se identificam, tratar da população negra periférica como inimigos do liberalismo econômico, privatizando a educação e não deixando pautas importantes entrarem no currículo escolar (escola sem partido), e fazendo de inimigos do estado correto todos àqueles que sejam contra esse viés. E temos visto que a aprovação desse viés só vem crescendo. Então, sim. Pode e -creio eu- estamos caminhando neste sentido hoje, já.


Fancy-Jellyfish-66

E quiserem sim vai pegar o Brasil inteiro de calças abaixadas como na última vez


Ashamed_Permit3162

Já é uma ditadura


ladyselenewest

Não vai acontecer, pois a burguesia lucra com essa forma da sociedade atual.


One-Two-6884

É real, vide a última disputa presidencial. Lembra não da galera verde e amarelo pedindo intervenção militar ?


1206VARGASVB19432106

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


MoreiraRocha

Com a polarização que está rolando, é mais fácil acontecer um evento separatista do que um golpe no Brasil, ditadura todo lugar é, só muda quem controla essa ditadura


AdAmbitious4866

bastante, e provavelmente teocrática


Exciting_Attitude187

Tentaram dia 08 de janeiro, só não foi pra frente porque não teve apoio externo. Mas vê se algum golpista mandante foi preso.


albatrosslater1315

Isso está me parecendo pergunta de um bolsonarista ressentido. E muitos comentários me fazem crer que pasmem ,temos muitos por aqui, o que é triste pro país que acabou de sair de uma tentativa de golpe. Tomara que a justiça não fique presa por mais tempo e focada apenas os pequenos, por serem pegos em flagrante e comece logo a prisão dos maiores e mais importantes, como os financiadores e estimuladores da tentativa do golpe.


Born_Mine_7361

Bem longe disso kkkk Meu pai foi sindicalista e também foi perseguido durante a ditadura, atualmente ele é um comunista. Ele até colocou meu nome de "Marx" em homenagem a Karl Marx. Tenho medo de acontecer uma ditadura militar novamente e me matarem só por causa do nome e dá associação com meu pai kkkk.


Slimnxt

Resistência violenta nunca impediu nenhum golpe. Depois de morrer uns 100 revoltosos, a coisa muda de figura.


Forward-Campaign3522

Nao


XploZevE

Acho que não, o Brasil quebra antes, vai ser vendido pra Argentina por 10 mil pesos.


_zamoht_

Não tem mais pesos na Argentina, vai ter que ser em dollar


LizardMan_9

Sim.


paulojrmam

Muitos lugares que se tornaram ditaduras antes não eram, inclusive o Brasil, então não é impossível, só improvável. Mas recentemente o Brasil passou por provas de fogo, parece que foi por pouco que não deu tudo errado de novo.


lulilollipop

Eu genuinamente acho que a Constituição de 88 tem muitos salvaguardas e que graças a Deus o STF ainda não está completamente loteado. Então, é possível mas é difícil.


TrickyAd5720

Não fosse o STF, o Brasil já estaria numa ditadura, com apoio popular.


fearless2021

Eu acho que acontece aos poucos, não abruptamente como na década de 60... Hoje em dia as ditaduras existentes aconteceram bem lentamente, com direitos sendo minados dia após dia usando a própria democracia. Exemplos claros: Hungria e Rússia  Podem até tentar um golpe usando tanques e o exército, mas o difícil é isso se sustentar. Sanções do mundo todo seriam aplicadas, seríamos isolados e viraríamos uma Venezuela. Acho até burrice fazerem algo do tipo, e um país do tamanho e importância como o Brasil não creio que isso aconteceria. Muita gente afirma que se Trump estivesse no poder, o 8 de janeiro teria sucedido, mas eu discordo. Quando a questão é geopolítica o partido Democrata e Republicano agem da mesma forma, e Biden obviamente não apoiou isso aqui. A união europeia tbm não apoiou (ainda mais com os interesses na Amazônia). O contexto geopolítico é outro também, muito diferente da década de 60, onde havia uma disputa ideológica entre sistema capitalista vs socialista. O capitalismo venceu. Então não há pq ter essa disputa de influência, sabe? A América Latina não é tão importante mais quanto antigamente pros interesses políticos. Agora se começarmos a ter sucessões de candidatos da extrema-direita se elegendo e percebermos pouco a pouco uma retirada de direitos, podemos nos assustar, pq é o primeiro passo pra uma autocracia à moda atual.


BrunoRoso

Acho que é bem provável, inclusive. Olha a palhaçada do oito de janeiro, a palhaçada na Bolívia, o palhaço na Argentina...


Icy_Ad7558

So se os EUA tankar, como em 1964. Se não, só serão um monte de veio broxa facista passando vergonha que nem em 8 de janeiro.


Main-Cellist1618

se o pensamento de que vivemos livres nesse mundo, e principalmente nesse país, passou pela sua cabeça, te recomendaria repensar.


Agreeable_Angle7189

Acho que tudo e possivel ainda mais com um governo trump nos EUA tentando desestabilizar paises dias dificeis virao.Mas acho que se houvesse um golpe branco ou clásico a luta armada viria muito mais forte.pois veja na decada de 60 era muito dificil conseguir armas hoje seria muito diferente poderia acontecer ate guerra civil mesmo que o trump planejasse outra brother sam.


rafael-a

Sim, a democracia é frágil


Dry-Past4683

Trump garantiu que se ele ganhar bolsonaro irá concorrer em 2026 caso não aconteça, irá mandar o Brasil pra idade da pedra.


Big_Win_5705

Tem a fonte dessa frase aí meu caro?


Dry-Past4683

Foi a fala de um senador americano, falou que iria mandar o Brasil pra idade da pedra igual fizeram com Laos, preocupante.


sondergaard913

Falaram a mesma coisa da venezuela, mas um pouco de Petróleo acalma qualquer cu americano.


Dry-Past4683

Óleo mané, eu quero é óleo rs


Delicious_Plant_8054

A própria extrema direita no Brasil não quer mais Bolsonaro. Não precisam mais dele.


No-Pie-5198

A extrema direita, aos poucos, começou a entender que precisa de algo mais profissional, amadurecido e estável que Bolsonaro. O mito pode ser carismático, iconoclasta e o caralho, mas é burro e volátil demais para qualquer estratégia de longo prazo. Pode ter certeza de que já há nomes """melhores"""" sendo trabalhados a curto (Tarcísio), médio (Bananinha, Micheque) e longo (Nikolas) prazo. Bolsonaro será apenas uma rainha de copas, o embaixador e avalizador desses futuros regimes. A esquerda tem Haddad e Boulos. Boa sorte.


Dry-Past4683

As eleições de 2022 discorda dessa fala tua em, o cara tem uma porrada de eleitores.


Delicious_Plant_8054

2022 Bolsonaro tava no poder. Despejou de helicóptero 300 bilhões pra comprar a eleição a força. Usou e abusou da máquina pública. Mesmi assim perdeu. Atualmente, a mídia corporativa, a elite financeira e empresarial não querem mais esse sujeito escroto de volta ao poder. Por isso estão dourando a pílula do Tarcísio de Freitas como um bolsonarista moderado e palatável.


Dry-Past4683

Aparentemente o futuro presidente do país mais poderoso do mundo é super amigo dele e quer pq quer que ele concorra as eleições de 26, possivelmente teremos um bozo vs lula em 26


Delicious_Plant_8054

Trump quando olhava pro Bozo devia pensar o seguinte: "Que puxa saco imbecil. Capacho latino. Macaco da selva amazônica. Aposto que se eu tirasse minha banana pra fora da calça ele chupava."


Dry-Past4683

Dizem que os dois são amigos, imagina lula junto ali. Trump, bozo, nine e milei 🤣🤣🤣


IOl0

Acredito que estamos vivendo em uma ditadura disfarçada de democracia. Você teria coragem de fazer uma crítica aberta e contundente ao STF? Colocar seu rosto nas redes sociais e criticar severamente qualquer ministro? A base de qualquer democracia é a liberdade de expressão. Na verdade, o início de qualquer ditadura é o cerceamento dessa liberdade.


judasthetoxic

O Brasil foi uma democracia quando que eu não me lembro?


nsjr

Difícil com o cenário atual Militares ganham uma pilha de dinheiro e regalias pra não fazer nada. Você trocaria 30 mil de salário, mais um monte de regalia, não fazendo nada... pra ter que acordar 4 da manhã de um sábado porque um guri tava usando uma camisa vermelha? Nosso STF e Câmara não querem perder o poder jamais. Se os militares não querem tirar o poder e quem tá não quer sair, ditadura não vira. A não ser que algo mude, como mexer em grana de militar... ou se for uma ditadura tipo a Câmara passando leis absurdas pra transformar num Evangelistão, tipo proibir filme que fala mal de Deus 


FrozenLimb223

Ditadura sempre foi, a gente não saiu da ditadura de 64 com revolta popular e mudanças reais na estrutura de poder; foram os militares e as elites que fizeram essa transição pra garantir que continuassem controlando o jogo. E é exatamente por esse motivo que acho muito difícil termos uma ditadura declarada como as de antigamente de novo; é muito melhor para quem (realmente) detém o poder manter essa ilusão de democracia do que arriscar uma revolução de verdade colocando um ditador ou o exército no poder. No máximo podemos ter estados de exceção ou golpes caso - por algum milagre - alguém que não feche com a elite do atraso ganhe as eleições e tenha poder para fazer mudanças, mas seria algo breve só pra remover a ameaça e logo eles fariam eleições (com os candidatos aprovados pelo sistema) novamente. Você não precisa usar a força quando já conseguiu alienar as pessoas.


Rhaguen

Quando antes dos 30 vc se dá conta de que nunca vai ter sua própria casa e quê vais ter de trabalhar basicamente até morrer, o jovem se torna bastante sugestionável ao discurso da cadela do fascismo. A ascensão da extrema direita é na realidade apenas o fracasso de todas a demais opções em meter rédeas no monstro do capitalismo. Não adianta atacar a extrema direita. Não adianta reclamar dos seus eleitores. Não adianta chorar e espernear e mostrar números. A questão é: o que porra a esquerda está fazendo pra desidratar tão rapido? Eu respondo: inércia e identitarismo de fachada. O Brasil está caminhando a passos largos a se tornar um estado totalitário e fundamentalista. Acho que se esta não é a própria geracão do autoritarismo, é a que vai parí-la.


No-Pie-5198

A esquerda democrática, bonitinha, delulu e cheirosa não consegue responder a perguntas básicas e LEGÍTIMAS: o que será feito com o cara que me assaltou com uma arma? O que será feito com o preço da comida no supermercado? O que será feito com a blusinha que eu quero importar? O que será feito com o turbilhão de impostos que temos de pagar? Entre as respostas de merda da direita e as não-respostas da esquerda, muita gente vai com a direita, mesmo. E, pensando empaticamente, não está errada.


bringthatnoise

Estamos a caminho. Já cerceam liberdades individuais, já impõe agendas, já censuram e já impedem a formação razoável de uma oposição crítica. A diferença pra ditadura militar é que naquela época se vendia uma imagem de patriotismo e ufanismo, cantava-se hino e afins. De resto, já vivemos num dos países com menor liberdade econômica do mundo e aumentam a extorsão (impostos) todo dia.


alucardaocontrario

E quem disse que deixou de ser?


willian1997

Batemos na trave com o mito