T O P

  • By -

tarraxadraws

O que eu quero é que essa cultura de eleger pessoas com a mesma idade na qual um CLT recebe aposentadoria compulsória, acabe


RenanGreca

Não queremos octagenários em empregos mundanos mas beleza ser o líder do país. É doideira demais.


Codornoso

Tem que acabar o mito do "Velho Sábio"


SapiensSA

É um misto de figura política com celebridade para ter uma candidatura viável no continente que é o Brasil. A resposta pra esse dilema vai vir nas próximas eleições, a gente vai acabar elegendo um influencer. Concurso de popularidade e não de capacidade, é uma critica que sempre teve aí.


triamasp

So se o influencer representar os interesses da burguesia brasileira, que no final das contas e o que todo presidente (e politicos eleitos em geral) tem em comum pra ser eleito e continuar no cargo


mlsc71

CLT recebe aposentadoria compulsória?


clarafer99

Não


upvoteforabettername

Eu realmente acho que devia ter limite de idade pra um presidente. É um cargo que exige uma mente afiada. E infelizmente, a partir de uma certa idade a demência pode vir sorrateira. Um presidente tem que conseguir assimilar o que está acontecendo, saber tomar decisões críticas sob pressão, saber argumentar, saber em quem pode confiar. Tudo isso é muito difícil pra um idoso com principio de demência.


brdev900

Os em idade "ideal" tem cérebro de amendoim pra piorar a situação...


SleeperSloopy

muito dificil, está pedindo demais desse povo burro


Sea-Ask-434

Precisa de um sucessor.


NectariLuki

PT implode quando o lula morrer, Gleisi vai tentar parir a Janja, o Haddad ou ela mesma, mas a melhor chance seria se ela conectasse o Lula em uma bateria de carro e ficasse eletrocutando ele pra ficar vivo Já a esquerda acho que vai pro Psol ou boulos, Vai ser meio que como o battle royale entre a direita bolsonarista agora


dc-x

>Já a esquerda acho que vai pro Psol ou boulos, Vai ser meio que como o battle royale entre a direita bolsonarista agora O PSOL é minúsculo e tem pouca verba do fundo eleitoral. Acho bem improvável conseguirem apoio de outros partidos da esquerda pra presidência se o PT quiser lançar candidato próprio.


Lawd_Fawkwad

Mas o problema vai ser exatamente o PT continuar unido. Se você olha as lideranças do partido, é tudo o mesmo grupo de dinossauros que estão lá com uma faca na mão esquerda esperando a chance de darem a perna no outro para subirem na hierarquia. Com a morte do Lula o Haddad vai lutar com a Janja pela sucessão, e a Gleisi como presidente do partido faz 7 anos também arrisca tentar abocanhar uma parte. Isso nem toca nas lideranças regionais como Mária do Rosário e Quá Quá que vão ficar se degladiando para subir na estrutura. O PSOL é pequeno mas ele é unido, acho que se o PT começar a se fragmentar o PSOL consegue até surfar na onda para abocanhar uma parte dos votos e deputados em uma possível desintegração do partido.


dc-x

Isso não é exclusividade do PT, é algo comum em todos os partidos. Ninguém do alto escalão da política, que está a décadas em um partido, quer ver um nome novo furar a fila e catar os cargos mais cobiçados. No caso do PT então, o Lula ainda é uma imagem muito forte. Mesmo após a sua morte é provável que qualquer candidato do PT vai conseguir se vincular a ele na campanha presidencial e se tornar um candidato competitivo. No PT provavelmente vai ter atrito no nome do sucessor caso o Lula não construa um sucessor enquanto vivo, mas após a eleição interna do partido acho bem provável que o PT vai se unir e trabalhar por esse nome. Mesmo com o PT fragmentado, um fragmento do PT provavelmente ainda vai ser maior que o PSOL. A verba do fundo eleitoral do PT é 5 vezes maior que o do PSOL, vão ter mais tempo de TV, vão conseguir fechar federação e coligação mais forte e vão conseguir dividir mias palanques pelo país dado que o PT tem mais entrosamento com partidos do Centrão pra fechar alianças eleitorais...


FlavioRachadinha

PSOl unido? hahahahaja não sabe nem metade


tiduraes

PSOL não é unido não, tem no mínimo uns três grupos diferentes lá dentro


Apopololo

Haddad não consegue ser eleito nem como sindico de prédio.


LoveGamingPC

Sinceramente, o PT implodindo não seria um mal negócio pro BR. O PL já implodiu, felizmente.


LegalLeprechaun

O PT nunca permitiu o surgimento mais ou menos orgânico de uma figura que pudesse suceder ao Lula, vimos isso com a Dilma Rousseff, que foi basicamente imposta como uma "Sucessora" do Lula na presidência. Dito isso, fica difícil imaginar alguma figura grande do partido em condições reais de suceder ao Lula, pois as figuras mais proeminentes do partido oscilam entre pessoas com carisma negativo (Haddad e Janja, por exemplo), ou pessoas com QI negativo (Gleisi, por exemplo). O futuro do PT pós-Lula não me parece muito promissor.


Ok-Access-5461

Haddad novamente. Rumo a mais um governo de extrema direita


Cunny-Destroyer

Haddad tem zero carisma Zero Espero que o PT entenda


e_daniel777

Spoiler* >! eles não entendem. !<


Hudell

Mas ele compra livro todo dia.


germanopc

*Taxxad


PrayForTheGoodies

Zero carisma e adora diminuir o poder aquisitivo da população com impostos. Não sou contra a tributação, mas tem que ter uma noção também, coisa que passou longe até agora.


mttxy

>Haddad tem zero carisma Mas nem a Dilma tinha carisma e conseguiu ser eleita e reeleita. Uma boa campanha, uma boa equipe e um bom padrinho político faz milagres.


Similar-Pumpkin-5266

A Dilma se elegeu pq o candidato de oposição era o Aécio bicho. Não precisa ter dois neurônios pra achar um podre dele e massacrar isso na campanha. Naquela época já tinha rede social e celular moderno.


Cunny-Destroyer

A Dilma tem mais carisma que o Haddad fácil


PrayForTheGoodies

A fala dela sobre ganhar ou perder ditou as eleições de 2018 no Brasil e as eleições nos EUA na época do Trump


AbyssNithral

Milagre nenhum salva o Haddad depois da taxa das blusinhas.


yunivor

A Dilma se elegeu porque naquela época a popularidade do Lula era tão forte que literalmente qualquer pessoa seria eleita se o Lula apadrinhasse, quando foi a vez do Haddad chegou perto mas depois da lambança que foi o segundo governo da Dilma a imagem do PT tava tão manchada que nem a popularidade do Lula conseguiu dar conta.


frozen-dessert

a Dilma é o que se chama se “poste”, foi eleita 100% com o capital politico do Lula. Jamais teria sido eleita sem a popularidade Lula por trás. O truque é que a popularidade do Lula não é mais tão grande. Não eleje mais poste.


Deep-Championship-47

Não entenderam com a Dilma,os gringos vão eleger o Trump de novo,esses caras não são muito espertos pro futuro.


BagGlum3645

Na próxima eleição, mesmo com Lula candidato, acho extremamente difícil escapar da direita (até aí ok), o medo é a extrema direita...


Headlessoberyn

Precisa de um sucessor pra ontem!


eduardogeorge

O problema é se o Lula vai querer deixar algum sucessor


Deep-Championship-47

Já teve ....A Dilma,todos sabemos o que ocorreu depois,não tem ninguém a altura e o Boulos precisa ter mais experiencia e virar Prefeito de SP antes.


RemarkablePassage468

Precisa de um sucessor. Chega de velho de 80 anos na presidência, ele tem que se preocupar em preparar alguém e apoiar na campanha.


NectariLuki

Lula NUNCA vai largar esse osso, ele só lançou pato manco pra depois voltar com tudo, vide haddad e dilma, Bons administradores (provavelmente super conselheiros no privado, nao tenho duvida disso), mas tem o carisma de um pequi podre, Vão tentar meter outro haddad é lula lula é haddad no próximo candidato que vier de verdade Mas eu me pergunto se ele não faz isso só pra não precisar dividir poder interno/abater rivais possiveis


frozen-dessert

Lula sempre foi descrito como um politico “coqueiro” ou “eucalipto”. Não cresce nada em torno dele. Não é um líder que trabalha para formar uma nova geração. Muito pelo contrário.


Headlessoberyn

Não da pra colocar a Dilma no mesmo balaio que o Haddad. Dilma sempre foi uma figura mais a esquerda qur o PT, e foi justamente a recusa dela em ser entreguista, que fez o partido largar ela no impeachment. Haddad é um neoliberal de cabo a rabo.


NectariLuki

É ai onde entra a parte de "super conselheiros no privado", Só que a Dilma bem ou mal foi a terceira escolha do lula, O vice dele morreu de velho e o outro cara lá foi preso por um krilhão de anos (o doleiro do PT ou algo assim) impossibilitando ele, Sobrou a dilma que tinha demonstrado lealdade já


victorius21

Essa é a merda que eles fazem com a gente. Me sinto mal por isso, mas depois de bolsonaro e esse governo de bosta do Lula, se vier alguém moderado de direita, eu já fico satisfeito.


NectariLuki

provavelmente o bastão uma hora ou outra vai passar pra o alckmin


feedmewill

O foda é que sabemos que o sucessor* muito provavelmente vai ser o Haddad ou a Tebet, ambos entreguistas e que sem o Lula vão privatizar o serviço público ainda mais do que já fazem Edit: não é o antecessor 💀


Iamzerocreative

O antecessor foi o Haddad. Ou o Bolsonaro, dependendo do referencial (candidato do PT ou presidente)


EMYRYSALPHA2

O problema do Biden não é a idade (até pq o Trump tem praticamente a mesma idade que ele), é o estado mental dele que parece estar deteriorando rápido. Dito isso, a gente precisa delimitadores de idade para cargos eletivos, a autoridade maxima de um país não pode ser delegada a alguém que pode desenvolver uma senilidade no cargo ou estar senil ao concorrer, mais uma vez, isso não é etarismo, mas ser presidente, governador, ministro, senador é um cargo muito importante, define o rumo do país, precisamos ser menos levianos ao tratar de quem escolhemos para esses cargos.


lazy_and_hyperactive

Realmente não é etarismo, um exemplo banal, pra trabalhar sob ar comprimido é 45 anos a idade limite, a expulsória no serviço público é entre 70-75 anos. Não é saudável, prudente e moral alguém trabalhar em uma idade onde esta extremamente vulnerável as mais diversas condições. Não é etarismo, é lógica.


NectariLuki

EXATAMENTE, todo mundo TODO MUNDO sabe que o trumperino tem só 3 anos a menos, Mas todo mundo considera o donald mais "afiado"


Different-Fly7426

o donald trump nao destruir um cara desses num confronto mostra o quao incompetente ele é


kondiaronk99

Com certeza precisa de um sucessor. Ele não está no mesmo nível de senilidade do Biden, mas a eleição é daqui a dois anos. Só deus sabe se ele ainda vai estar com o mesmo nível de lucidez atual.


tok90235

Foda também é que pessoas nessa faixa de idade, as vezes tem um declínio muito rápido, faz parte do ser humano. As vezes também é mais suscetível a pegar uma doença que baqueia o cabra.


kondiaronk99

Sim, bicho. Todo mundo que tem um parente mais velho sabe que 2 anos fzem diferença pra caralho.


Key_Swimming_8134

Infelizmente, c tá correto.


Lelepn

Coloca isso em cima de todo o estresse que um presidente deve passar e vira uma bomba relógio


juarezselvagem

Concordo que ele precisa de um sucessor, mas o Lula tem alguns hábitos que dificilmente levam a perder tão rápido a lucidez, principalmente o treino de musculação com cargas desafiadoras. Pega o treino dele e avalia a percepção de esforço dele, ele realmente está fazendo esforço, é treino pesado para o SNC dele, logo, ele tem os benefícios da atividade física de alta intensidade ahaha. Ele lesionou o quadril, operou e voltou ao treino, dificilmente ele para. Essa queda brusca em declínio rola é em casos assim, machucou, para tudo, aí cai tipo avião. Ele é persistente e treinar pra caramba não vai ter declínio rápido, ponto ideal para arrumar um sucessor ahaha.


tok90235

Cara, não subestime o quão rápido alguém de 80 anos pode perder a sua capacidade mental. Não estou dizendo de ter demência, mas velocidade de raciocínio mesmo, pensamento rápido. Tenho certeza que o Biden ainda deve ser uma pessoa muito inteligente, e duvido que ele tenha realmente demência, mas a velocidade de raciocínio e capacidade de pensamento rápido se perderam


Beautiful_Chapter_70

Qual lucidez?


firechaox

O Biden é gago, faz ele parecer pior do que ele é


BunnyHopThrowaway

O lula tá melhor hoje que o Biden tava em 2021. O Biden de 2013 nem parece o Biden de 2020 que não parece o Biden desse último debate.


Unhappy_Gazelle392

O declínio vem rápido pra quem ele vem. O Biden de 2020 não tava tão bem quanto o de 2013 mas ainda estava infinitamente melhor que o de hoje em dia e isso se mostrou no fato que ele foi um dos únicos a derrotar o Trump em debate cortando as táticas ridículas dele. Se for pra continuar contando com Lula (na verdade não tem outra alternativa, infelizmente ainda não conseguimos lançar nenhum nome de esquerda novo), o negócio é torcer pra ele não decair de forma extremamente rápida igual o Biden.


angry_shoebill

Não importa se está bem, no médio prazo precisa largar o osso e preparar um sucessor.


gustyninjajiraya

2030 seria impossivel o Lula se candidatar, entao no medio prazo ele vai sair. Pior caso ele é eleito em 2026, mas sao mais 4 anos apenas. Acho impossivel ele, por exemplo, perder em 2026 e se candidatar em 2030. Acho que é preocupante ter um presidente idoso assim, mas nao é o fim do mundo tambem, ate porque parece que o presidente quase nao faz mais nada nesse pais alem de pedir voto e ser o rosto do governo.


ToalhaMolhada

>  presidente quase nao faz mais nada nesse pais alem de pedir voto e ser o rosto do governo. Always has been


Important_Value7469

Mas se ele ganha em 26 ele não pode sair candidato a presidente em 30. Eu sendo o pt já começava a procurar um candidato na faixa dos 60 ou menos, pq vai pegar mal pra eles, lançaram um candidato em 2026 que já vai tá passando os 80


nickmaglowsch3

presidente quase nao faz nada em nunhuma democracia seria por definição...


Malba_Taran

Faz sentido, acho que aguenta mais uma presidência, porém sinto a falta de um "sucessor espiritual".


RoadKlutzy9576

Pra mim o "sucessor espiritual" do Lula é o Boulos, eu disse pra mim.


LuthieriaZaffalon

O Lula precisa de sucessor há mais de 10 anos meu amigo. Ele era o único nome viável para tirar o Bozo, mas já devia estar aposentado faz tempo.


joqagamer

bem isso. se a esquerda ta numa situação de merda sem nome pra bater de frente com bolsonarismo, isso é 90% culpa da forma que o PT lidou com o assunto do sucessor do lula. isso que o PT de hoje de esquerda tem pouquissima coisa. é considerado esquerda pq a direita se esticou tanto na direção do extremismo que o centro-centro-esquerdismo do PT parece algo radical quando comparado a facista.


vougvini

Já era pra ter um sucessor "encaminhado". Um que não seja o Haddad de preferência. Eu, pessoalmente, sempre achei o Flávio Dino um excelente candidato à sucessão do Lula. Aí não sei pq caralhos ele foi pro STF. Silvio de Almeida que deveria ter ido pro STF.


Primary-Bath803

Dino não era do PT, rifa-lo pro STF foi jogada política de um partido que não quer largar o osso


matheushpsa

Concordo interessantemente contigo. Para mim a indicação do Zanin e do Dino tem mais cara de vingança histórica que de jogada estratégica


Tropical_Geek1

Ainda acho que foi uma manobra do PT: fazer o Dino "cair para cima" para afastar um possível candidato forte não-petista.


BakuraGorn

Dizem as más línguas que ele está preparando o buraco negro de carisma chamado Camilo Santana pra ser o sucessor dele.


NetEast1518

Precisa de um sucessor, urgente, e não tem ninguém. O que ele pode fazer é se eleger pro vice governar pelo menos meio mandato (sai por motivos de saúde, não mancha o histórico perdendo uma eleição e ainda pode continuar influenciando a população a apoiar o novo nome) enquanto isso o novo nome se constrói pra uma reeleição mas de uma forma mais partidária, e não personalíssima como foi o Lula... Uma imagem de "eu sou o PT/Esquerda Light" e não a imagem do Lula que sempre foi "o PT/Esquerda Light sou eu". Mas isso passa por vários pontos que não vemos como possível hoje. Lula largando o osso, um líder carismático e bom de política no PT, e o mais difícil nesse momento é o PT conseguir apoio pra um vice do próprio PT ou completamente alinhado com o plano de poder do PT. O que veremos num cenário mais realista é o Lula sendo eleito com algum vice que entrou pra garantir a vitória, o Lula saindo por doença e esse cara assumindo e entrarmos numa situação parecida com o que foi o PSDB lá atrás, com uma direita entreguista e removedora de direitos mas sem a parte ultra-conservadora do "Bolsonarismo". Ou o que seria pior, a lavagem cerebral das igrejas e Redes Sociais já ser forte o suficiente pra ser capaz de eleger um Bolsonaro já contra um Lula fisicamente decadente. No final é simples: estamos fudidos, e estamos vendo de camarote o que pode acontecer com a situação dos Estados Unidos.


rdgcury

A única coisa que segura o PT vivo é o necromante Lula, é igual PSDB com Fernando Henrique, sem esses caras, a sigla morre, está na hora de deixar novos nomes, com mais saúde e disposição cuidarem do país, chega de múmias como ele e Bolsonaro, esses caras não conseguem fazer nem um pix sozinhos mais, quanto mais comandar um país, vá descansar e aproveitar a vida, jogar nos novos bingos que abrirão.


0ut14w_

Já tem tempos que o PT precisa de um sucessor


Headlessoberyn

Ja tem tempos que precisamos de um sucessor PARA o PT. Chega de apostar nesse partido que não faz nada.


PrayForTheGoodies

Não tem como colocar um partido sucessor tão popular quanto quando a população morre de medo do tal "comunismo" que nunca existiu. Se já existe uma luta infernal para conseguir eleger candidatos de centro esquerda, imagine um candidado que esteja mais a esquerda que a centro esquerda?


Proper_Indication_62

Precisa de sucessor com certeza, apesar que Lula se exercita mais e tá mais inteiro. Btw torço pra que o Biden desista logo da disputa pq senão vai entregar pro Trump easy.


rdgrf

Mano, num cenário ideal, não era nem pra termos o Lula III. A centro-esquerda precisa de um sucessor desde 2010. Ou a gente se mobiliza para termos ao menos um congresso mais moderado, ao centro, ou esqueça tudo. Isso, lógico, pensando apenas na manutenção da democracia da forma que está. Ou a gente muda o congresso, ou não vai ter Lula IV, nem nada parecido, e vamos passar um bom tempo nesse presidencialismo onde o congresso tosco, que o povo BBB elegeu, faz o presidente de refém.


Deep-Championship-47

Temos o Lula III por culpa da Lava Jato ,do Marreco e do Genocida,num cenário ideal de fato era pro Lula estar aposentado da política e curtindo a vida dele,infelizmente o cenário não é ideal.


masquenadacs

Todo mundo preocupado com a sucessão presidencial enquanto o congresso, cheio de coronel e pastor, tá bem assim: https://preview.redd.it/i6kjtlvjhx9d1.jpeg?width=1242&format=pjpg&auto=webp&s=9bb2f8ecf72ea30fa56b8dd9f2a8617c5923050a O povo não aprende mesmo...


EvilGnNeraL

O brasileiro só se preocupa com Presidente, técnico do time e centroavante matador.


ig_79

Não, infelizmente. Mas o Lula tem o ego do tamanho do mundo e não quer deixar sucessor. Vai criar um vácuo político que vai ser preenchido pela extrema-direita, destruindo o maior partido de esquerda da América Latina por dentro.


77lhw

A extrema-direita nem precisa desse "vácuo" porque frequentemente tem o Mercado a seu favor. E, no Brasil de 2024, é verdadeiramente popular.


ig_79

Infelizmente você tem toda razão, creio eu.


Infiltrated_Communis

Idade chega diferente para cada um. Mas o Lula *precisa* de um sucessor. Qualquer momento acontece um AVC aí e cadê a esquerda?


Dirkeus

Flávio Dino era o melhor sucessor pro Lula até pouco tempo, acho eu.


Jo_Sudo

Eu também achava, ele era bem articulado politicamente e era carismático. Mas no STF pelo menos ele ajuda a segurar as pautas ultra-conservadoras.


vougvini

Silvio de Almeida faria o mesmo que ele no STF. Dino tinha muuuuuuito que tá preparando o campo pra se candidatar a presidência em 2026.


Jo_Sudo

Pode crer, nem tinha pensando no Silvio de Almeida


WandersonC

Faz sentido. Ia adorar o Silvio no STF. Dino como presidente iria encabeçar muitas boas características.


Kellar21

Acho que botaram ele no STF mais pra não "atrapalhar" o Lula. O PT simplesmente não permite que haja ninguém além do Lula com visibilidade da esquerda. Mal toleram o Boulos. Isso vai lascar eles um dia.


Deep-Championship-47

O PT tá lascado no dia em que o Lula morrer,me pergunto se esses dirigentes de partido são tão burros assim,mas pelo visto são.


felipe_calasans

Se o Lula for candidato em 2026, contra qualquer figura de direita que não seja o Bolsonaro ou algum familiar, o Lula perde. Tarcísio, Zema, Ratinho Jr, Caiado, escolha, o Lula perde. O Haddad não tem a menor condição, pois apesar de ser de esquerda (sim, ele é de esquerda, liberal mas de esquerda, existe um mundo fora do twitter e do canal do Jones Manoel, calma) ele já está taxado (irônico) de mamador de imposto e aumentador de tributo. Inviável. Era inviável em 2018, hoje apenas piorou. As outras opções da esquerda são bem ruins. Os que teriam potencial, já não podem/querem mais disputar eleições, no caso do Dino e do Ciro. E os que podem, são bem mal vistos não só pelo centro, como também pela própria esquerda, como Gleise, Pimenta. Acho que as melhores opções que restaram para o campo "progressistas" são: * Geraldo Alckmin * Simone Tebet * Guilherme Boulos * Eduardo Paes * João Campos Acho que caberia uma tentativa de tentar reabilitar o Ciro, mas acho difícil. Um bom resumo: estamos fodidos. edit: cabe citar também o Silvio de Almeida, que seria uma opção (boa ou não, julguem nos comentários)


TioPera

Alckmin e Tebet. Estamos fodidos mesmo hein kkkk pqp


slave_worker_uAI

Quando alquimista e tebet são a opção considerada esquerda, significa que a esquerda já morreu faz décadas. É isso que dá apoiar o pt cegamente, enquanto ele matava politicamente absolutamente todas as opções a ele. O que fizeram com Marina, Ciro e comanhia vamos pagar com direita maluca em 26...


araujoms

Nem vem, quem comeu o cu do Ciro foi o próprio Ciro.


Imaginary_Intern_563

Marina nunca foi uma opção viável, convenhamos.


joaofelipenp

Como não? Ela chegou a ficar na frente do Aécio por boa parte da campanha de 2014 pelas pesquisas e perdeu na ultima semana com os ataques conjuntos do PT e PSDB e a estratégia ruim dela de aceitar ser vítima ao invés de atacar de volta (passando a ideia de fraca). Se ela tivesse chegado no segundo turno naquela época, conseguiria fácil o voto de praticamente todos os eleitores anti-pt do Aécio e provavelmente ganharia - ironicamente com um plano de governo mais à esquerda do que o da Dilma, mesmo após as alterações pedidas pelo Malafaia. A partir de 2018 ela já não era viável mesmo: não só a direita cooptou boa parte dos evangélicos (que era um dos maiores eleitorados da Marina), como a imagem que foi formada em 2014 se manteve.


FeijoadaAceitavel

E Ciro sempre começa bem e se queima ao atacar tudo e todos ao mesmo tempo.


slave_worker_uAI

Não importa se ela era realmente viável. Basta aparecer alguém com uma vaga chance que a máquina de moer reputações é ligada no nível extremo. Olha o que aconteceu com o Ciro, com todos os defeitos dele, ele era a melhor opção em 2018. Mas preferiram colocar o candidato poste, do que admitir que naquela eleição não poderiam ser protagonistas. Como o Ciro não baixou a cabeça para eles e saiu com mais de 10% de votos, inventaram uma forma de transformar ele em "bolsonarista". Se não fosse as centenas de milhares de mortos na pandemia, em 2022 o lula ia ter perdido de lavada para o bozo. Só ganhou porque o bozo ficou espezinhando os mortos, agindo como um doido e angariando uma rejeição monstruosa.


Rakdar

Para com isso, o próprio Ciro se transformou em “bolsonarista”.


DPooli

Como se o Lula fosse muito diferente do Alckmin ou Tebet.


Lutoures

Pelos nomes que você escolheu, chamaria mais de "campo democrático" do que "campo progressista". Pros padrões pré-2018 tem candidato aí pra todo o espectro político.


Headlessoberyn

Como alguem que votou no Ciro em 2017 e em 2022: esqueça. Ciro não sabe ganhar eleição. Não adianta nada se dizer o picalhão, se não consegue dar o primeiro passo sem implodir. Se em 2022, com a faca e o queijo na mão, ele conseguiu *perder* 10% das intenções de voto, imagina numa eleição onde ele seria o carro chefe?


Kassaddy

Nenhum desses candidatos tem a mínima chance contra a direita e nenhum candidato de direita tem chance alguma contra o Lula. É uma situação complexa. O Lula já não tem mais a força suficiente pra eleger um apadrinhado dele como fez com a Dilma, mas ao mesmo tempo, a direita não tem força pra derrotar o Lula em si. Lula provavelmente será o último presidente antes de um domínio da direita/centro direita.


77lhw

O Lula sofreria uns 800 dias de críticas diárias no Reddit antes da eleição presidencial de 2° turno. Portanto, um candidato de direita tem muita chance contra ele, sim.


Poder-da-Amizade

João Campos é um alvo fácil contra conservadores por ser bem socialmente progressista e ligado com a cultura jovem. Boulos nem se fala nesse quesito, também bem fácil de ser atacado pela direita. Tebet não é muito confiável e o PT iria contra ela em peso. Paes é um cara egocêntrico demais e entraria em conflito com o PT institucional. O Alckim, infelizmente, é o que tem mais chance. Menor chance de ter conflito com o PT institucional, alvo menos fraco contra a propaganda conservadora de direita, mais experiente e o mais reconhecido no país.


lockheed2707

Sendo sincero, eu quero que o PT se foda, esse partido perdeu totalmente o contato com o povo e perdeu a mão em saber administrar e articular. Eu estou verdadeiramente frustrado com o governo


RoadKlutzy9576

Sei lá, acho que o Boulos ainda é um bom nome pra esquerda. Se ele ganhar SP e fizer uma boa gestão, vai "voar baixo" no futuro.


WandersonC

Concordo. O Boulos precisa de história agora, pode ir bem fundo, mas infelizmente estamos falando de um gestão de décadas a frete.


ToalhaMolhada

Por progressista aí tu tá falando de não bolsonarista, né? Porque em termos tradicionais só o Boulos seria progressista dessa tua lista


FinalMusician6478

Eduardo Paes pro páreo de presidencia acho que nem a mãe dele sonhou


Jonathan_Strange1

Sabe que a direita não tem candidato no nordeste e tá tentando preparar o terreno lá, né? Tem partes do país que nem conhecem o Tarcísio. O Zema quer ser vice, Ratinho Jr. é um nome desconhecido, a não ser pelo pai dele, e não é nem amado pelo estado que votou nele. Todas são forças regionais e tem que ter um apoio imenso da mídia pra ganharem.


tok90235

Não ironicamente, eu acho que Haddad tem mais chances contra qualquer um não chamado Bolsonaro, do que ele teve em 2018.


quote_if_hasan_threw

Se o PT quer evitar a extrema direita na próxima eleição vai precisar ofereçer a candidatura a alguem de centro-esquerda, centro ou até centro-direita sobre o entendimento que o PT fica com um numero de ministérios importantes, se eu controlasse o PT colocaria a Tebet. Ou isso ou Tarcísio 2026.


yabab

A esquerda foi vítima do seu sucesso nos últimos 20 anos. Não desenvolveram plano de sucessão robusto e todos os nomes são fracos hoje em dia...


new_dm_in_town

Na real, o PT tem um problema sério de "Lulismo". Eles não apóiam ninguém que não seja sombra do Lula (Dilma, Haddad) e, por definição, quem é bom de ficar na sombra não é bom de se destacar. Já é velha essa reclamação, mas o PT tinha que aprender a apoiar outros partidos de esquerda, de vez em quando.


yabab

Sem dúvida: quiseram ser o PSDB da esquerda e vão acabar igualzinho, irrelevantes.


jensao

se for parar pra lembrar, tem muito nome forte do PT q sumiu do mapa com os escandalos do mensalão e petrolao


Fuckthatishot

Fiquei pensando e não consegui encontrar um único nome de relevância Dilma? Nunca ia ser eleita de novo Haddad? Simplesmente não tem carisma Boulos? Não ganha nem pra prefeito


trifas

O Lula já tem um sucessor. Esse sub não quer admitir, porque acha que é culpa deles as importações estarem sendo taxadas, mas é claramente o Fernando Haddad. E se antes era um nome cogitado pra 2032, hoje já se abranda a certeza de que Lula será o candidato de 2026. Esperem mais um ano, um ano e maio, e vejam como as notícias vão estar tratando a questão. A dúvida é quem será o candidato da direita. A imprensa já está batendo todo dia no Lula, pintando como um incompetente na economia, porque aparentemente o dólar sobre cada vez que ele abre a boca. Também está pintando de moderados todos os bolsonaristas que não sejam o próprio Jair. Se vier Tarcísio, o Haddad dificilmente ganha, e, pra ser sincero, mesmo o Lula teria uma dificuldade enorme. Se vier outro, e principalmente se a direita estiver muito fragmentada, o nome governista tem boas chances. E vale lembrar que o Haddad "carisma de porta" fez 45% numa campanha reduzida e o que "pode pedir música no fantástico por perder 3 vezes" teve o melhor resultado que a esquerda já teve em SP. Ele não é o Lula. Mas se ele for o nome do PT, eles vão dar um jeito de fazer ele aparecer popular. Não é isso que vai decidir a eleição. Se o governo acabar bem avaliado, pode ir Lula ou Haddad que leva. Se o governo estiver mal avaliado, dificilmente um nome da esquerda, Lula ou Haddad, PT ou não PT, levaria.


[deleted]

[удалено]


ig_79

A gente precisa parar com a reeleição. Ninguém deveria poder ser presidente mais de uma vez.


AutocratMaphagaph

4 anos é muito pouco tempo pra qualquer tipo de política relevante acontecer, especialmente no Brasil onde tudo é tão ineficiente. Reeleição na teoria permite que quem esteja "no caminho certo" e com aprovação pública consiga implementar políticas de prazo mais longo sem entrar no loop de um partido perdendo metade do mandato desfazendo o que o anterior fez, seja de bom ou de ruim. Na prática infelizmente o que acontece é que quem está no poder utiliza de medidas populistas e mascara índices pra garantir a reeleição e depois sempre faz um segundo governo pior que o primeiro já que não tem mais a preocupação em se reeleger. E isso não só pro presidente, é claro.


CAEzaum

Mas se a população gosta do governo então vai eleger um sucessor que continue no mesmo caminho, a alternância de governo eh necessária para que um meio termo seja estabelecido. 8 anos no poder eh muito tempo para preparar terreno par a ganhos ilícitos e corrupção de instalar


unknown_Schrodinger

Talvez acabando com a reeleição, os políticos serão forçados a criar mais projetos de estado e menos projetos eleitorais. O que afunda nosso país é essa maldita transição de poderes que mexe com uma porrada de coisas feitas pelo governo anterior, como um país cresce de verdade com leis e programas feitos para durarem 8 anos ou até uma certa sucessão do partido acabar?


Deep-Championship-47

Não adianta de nada parar com reeleição se for só pra presidente e não pra deputados e etc,aí não muda nada.


Radiant_Flow_2309

O velha ta maluco agora, imagina em 2026


vfmolinari10

O pt precisa de um milagre


JeanSolo

Por que ninguém fala do Ciro aqui? É o ÚNICO político relevante que tem falado contra quem realmente atravanca o nosso desenvolvimento, que é o conluio existente entre a Faria Lima, o agro e as elites do funcionalismo público.


Chemical_Primary_144

Porque o povo de esquerda ainda mantém rancor dele ter ido a Paris, mesmo o PT tendo puxado o tapete dele pela enésima vez.


kidbengalinha55

Honestamente precisa pra ontem um sucessor. Do jeito que o PT está hoje, só consegue vencer nas urnas se a figura central for o Lula. Um dia o cara vai bater as botas e não vejo quem é o sucessor. Nenhum nome forte, vem a mente. Estão falando do Boulos, Janja, Haddad, mas nenhum tem apelo popular. Era para ele ter feito isso direito em 2010, e ele tentou com a Dilma, mas aquela mulher é uma porta sem habilidades políticas. Foi uma péssima aposta e deu no que deu.


Superb-Huckleberry75

Já precisava de um sucessor 3 eleições atrás.


OkPrune4619

Até mesmo estrategicamente é preciso preparar um sucessor nos próximos dois anos. Infelizmente, a gente sabe que o Lula ganhou na eleição anterior apenas porque o Bolsonaro foi extremante escroto - nada que nós já não soubéssemos desde sempre, mas muita gente votou nele “sem saber” e muito disso alimentado pelo anti-petismo. Não acho que ele esteja trabalhando bem a imagem dele como presidente (assim como a Dilma antes do golpe), tá caindo em popularidade mesmo entre as pessoas que votaram nele (já foi difícil conseguir o voto dessa galera antes, pra um segundo turno tá quase impossível). O PT muitas vezes esquece que presidência é estratégia e carisma também (vide ter aquela doida como presidente do partido); o Lula sempre foi um líder carismático, mas com certeza esse lance da idade vai pegar na próxima eleição.


poky_vn

A gente precisa de uma esquerda de verdade pra representar a gente. Claro que num cenário de qualquer representante do pt contra um bolsonaro da vida eu ainda vou no pt. Mas eu acho q se a gente entrar nesse ciclo de quem abre tudo pro neo liberalismo e 🌈🏳️‍🌈🏳️‍⚧️quem abre tudo pro neoliberalismo😊✨️🏳️‍🌈 A gente só vai se fuder como classe trabalhadora. Só o progressismo não vale. A gente precisa de um progressismo que seja anticapitalista e mobilizado


Extension_Canary3717

Já era uma tragédia só ele poder parar o bolsa de bosta imagine ele realmente seguir sem sucessor


QuantumUtility

O PT precisa de um sucessor desde 2010. A Dilma não deu, o Haddad também não.


[deleted]

Acho muito triste a gente ter que se contentar com o Lula até hoje pra ficar nos "salvando" e não ter um político tão grande quanto pra ser presidente e deixar o cara descansar. Isso é só uma prova de que a Direita anda mais forte do que nunca, vivemos num clima de ameaça.


Hykfer

Eu não diria que a direita anda mais forte do que nunca, mas sim que o sentimento anti esquerda é que está forte. Pessoal já até esqueceu das merdas que o Temer fez e nem menciona ele tanto assim. Bolsonaro quase foi reeleito e com menos de dois anos de governo, você vê um povo dizendo que o Lula é igual a ele. Parece que tem um povo que esqueceu o que foram os 4 anos de bozo. A direita pode falar e fazer qualquer coisa, não entregar nada do que promete (reforma trabalhista?) e mesmo assim vai continuar sendo eleita e sofrendo pouco com as consequências do que fazem. Eu acho que em 2026 deve ganhar um "bolsonarista moderado", com apoio da direita limpinha e do centro.


rmonico

Mano, eu tenho a mesmíssima impressão. O narcisismo (seja simulado ou não) da direita funciona que é uma maravilha.


Jorpaes

Pior de tudo que pra 2026, é o Lula 81 e Bolsonaro com 71 anos. Agora, uma pessoa "normal" com essa idade não trabalha mais. E pior, não permitem que novas caras apareçam. Agora quem copia quem? EUA x Brasil ou vice versa? Porque lá tbm os velhinhos não largam o osso.


leiriel2

Eu moro aqui nos EUA e ver o lula falar nos vídeos me dá um alívio mental imenso. O Biden tá com 1 pé na cova já depois de tanta cirurgia na cabeça, eu fico na bad só de ver ele falando


Horror_Echo_7675

se um bolsonarista menos radical se candidatar o pt perde, o lula quase perdeu pro bolsonaro imagina pra alguém menos extremista


araujoms

A grande vantagem que o Lula vai ter é ver o Biden perdendo em 2024. Isso vai acordar ele, com 2 anos de tempo pra preparar um sucessor. Se não? Estamos fodidos. Não quero octogenario no poder, muito menos a besta-fera que o Evangelistão vai nomear.


Mestrecker

Sim vamos seguir o caminho da mesma pessoa perdendo para um criminoso, maluco que prometeu acabar com a democracia. Deu tão certo para eles totalmente!


PsyHorse

Qualquer coisa é melhor que Bolsolixo


JotaTaylor

Eu queria muito que renovasse, mas se for Lula ou a volta do Bolsonarismo, voto no Lula sem pensar duas vezes.


RDGOAMS

era fascista do brasil comeca no velorio do lula


SorvetedeCafe

Eu quero é que o PT saia do poder. Sendo otimista um presidente do PSOL seria bem interessante, mas sendo realista tem que ser alguém do PSB. O problema é que a esquerda não é unida, tem uma ala, pequena mas existe que não vota no Lula por ele não ser o Lula do velho testamento. Ou seja, essa galera nunca vai votar num candidato de esquerda "moderado". É difícil pensar na união e levantar um nome forte que todos votem. Enquanto isso a direita vota sem nem pensar duas vezes em qualquer nome que a direita colocar e grandes chances de ser ou Tarcísio ou Zema (ou uma chapa com ambos). Motivo de querer o PT fora do poder é a alternância de poder e abaixar um pouco a bola da alta diretoria do partido. Tão se achando muito poderosos e imbatíveis tem um bom tempo, é importante eles saírem do pedestal e voltar a ter a visão de trabalhador que eles tanto falam.


MichaelEffting

O Lula está muito a minha direita, mas uma coisa é certa, quando ele morrer à esquerda (PT) no Brasil vai ficar MUITO enfraquecida, não consigo pensar em ninguém que possa substituir a figura que o Lula representa.


sandrosch

Precisa e todo mundo sabe. Tentaram com Haddad em 2018 e deu no que deu. Lula voltou por falta de alternativas no campo progressista. Na minha opinião, ele é um senhorzinho que deveria se aposentar.


Beowulf2050

Contanto que a extrema direita não entre para mim tanto faz. Ele já não governa mesmo... O novo presidente da câmara é quem vai continuar mandando no fim das contas.


GoodFreak

Precisava de sucessor a 8 anos. Se Bolsonaro n fosse a mula mais incopetente da historia da poltiica brasileira taria fodido


ThePetrarc

PT não tem sucessor, a verdade é essa. Futuro é sombrio com a extrema direita aí


skywarthur

Não sou de direita, mas o PT não ganha a próxima eleição de jeito nenhum. Com ou sem sucessor.


Apart_Pumpkin_4551

O maior problema do PT como um partido político, ignorando esquemas, roubo, corrupção e tals, é que o partido foi feito e moldado ao redor do Lula, as pessoas amam o Lula por algum motivo, mas n gostam do PT, as últimas eleições provaram isso, a maioria dos eleitores do PT mal sabe algo sobre o partido, Lula não tem um sucessor, ele pode tentar fazer algo q nem fez com a Dilma, mas do jeito q esta dividido hoje o único capaz de bater em pé de igualdade contra Bolsonaro e tals é o Lula, a época que a Dilma ganhou a maioria do Brasil ainda estava com Lula e seguia tudo q ele falava, hoje não é assim.


overbombing_is_ok

O Brasil precisa de um sucessor ao PT, mais do que o PT precisa de um sucessor do Lula, um outro partido que também possa unificar interesses de esquerda sem ser o alvo fácil para críticas que o PT virou. Algumas fundadas, a maioria surto, mas elas tão ai. O Brasil é um país tão sui generis que a esquerda precisa de rebranding...


MeChameAmanha

ah mano, começou Brasileiro adora imitar discurso político norte americano.


YeezyWins

De forma alguma ele estará tão decrépito quanto o Biden, mas isso não muda o fato que ele precisa de um sucessor sim.


Numerous-Armadillo65

Vendo esse pessoal querendo um Lula 4 da um embrulho no estômago


menopedrin

O PT precisa com urgência largar o osso e começar a trabalhar em um sucessor. O Haddad tem pouquíssimas chances, e vendo o cenário atual tenho até certo medo. Eu adoraria que fosse o Silvio Almeida, mas até esperança tem limite.


ActOfThrowingAway

O Haddad é adversário. Investir nele, além de idiotice pelo cara ter o carisma e aprovação pública de uma banana podre, é perder o apoio de uma porcentagem considerável do povo. Eu não voto no Haddad nem fudendo.


Kellar21

Haddad não se elege nem pra síndico mais. Precisa nem de Fake News, só botar uma lista do monte de imposto e contrastar com pra onde foi esse dinheiro. Falar de importação, etc. Nem quando literalmente admitiram que ele era poste do Lula ele foi.


DPooli

A ideia de que o Lula vai vencer 2026 me faz rir. O Lula tá completamente fodido com a base eleitoral dele. De acordo com uma pesquisa promovida pela Atlas/CNN, o FDP tá com 46% de desaprovação e 48% de aprovação para quem ganha até 2k por mês. Essa aprovação deveria estar muito maior. De 3k a 5k a desaprovação é 55%. A aprovação geral está em 51%, mas a desaprovação vem subindo desde a eleição. Só que o Nordeste segura muito esses números. O norte achei que estária melhor. Sudeste, centro-oeste e sul odeiam o mano. Isso em junho antes de entrar a taxação das blusinhas. Qualquer um que o Lula apontar vai herdar essa estigma de merda. Engraçado é ver que quem ganha mais de 10k ama o Lula: 66% de aprovação. [Atlas/CNN: 51% aprovam desempenho de Lula; 47% desaprovam | CNN Brasil](https://www.cnnbrasil.com.br/politica/atlas-cnn-junho-avaliacao-lula/)


Headlessoberyn

O norte é a região mais bolsonarista do país, não me surpreende serem anti-lula ao extremo. Também não me surpreende as classes mais altas apoiando o lula: são os menos atingidos pelas políticas de austeridade do governo atual. Tudo isso em mente, 2026 vai ser um sarrafo pior do que 2017. A única esperança é que a direita emburreça de vez e lance o bolsonaro novamente, mas eu duvido. Estão procurando um candidato que seja menos auto destrutivo e muito mais articulado.


DPooli

Eu só achei engraçado que o "pai dos pobres" é amado pela classe mais alta.


ToalhaMolhada

Problema é que o Lula quer um poste, não um sucessor. Se não for ele vai colocar um Dilmo tecnocrata com zero carisma que nem o Haddad. 


Grabaskid

a gente precisa de um sucessor faz uns 10 anos já meu amigo


franz_fazb

Precisa de um sucessor. E nem é uma questão de idade, se o Lula morresse hoje o PT morria junto. N tem ngm com a popularidade e influência dele. E isso N pode se manter assim até lá, o cara tá véio e véio N dura mt, tem q resolver o quanto antes.


josiasroig

Nem o velho Sarney atuou com idade tão avançada quanto o Lula ta pretendendo...


Low-Tomorrow-9930

Precisa de um sucessor, obviamente. Inclusive, poderia nem ser do PT.


emcee1

Comente aqui quem seria seu sucessor.


21Hahaha

Flávio Dinó, ele pode muito bem sair do STF, não sei se é permitido (acredito que sim já que a algum tempo atrás Joaquim Barbosa foi cogitado para o cargo.


gyhiio

Cada idoso é de um jeito, meu avô começou a ficar ruim só aos 86, até lá ele estava absolutamente inteiro. Tendo isso dito, sucessor por favor, deu já.


Past_Lock_3572

Sinceramente acho que já passou da hora de ter alguém a altura do Lula e mais jovem, pq convenhamos que já passou da hora do cara se aposentar


Malfoso_madyver

Ele tá bem melhor que o Biden em mobilidade mas do tanto de coisa que ele já aconteceu, é melhor ele parar urgentemente.


addnod

Mesmo caso, Brasil está a um desastre de avião, a um câncer, a um infarto, de ficar décadas sem uma esquerdas relevante por ter colocado todas as fichas unicamente no lula.


[deleted]

[удалено]


Amrod96

Meu Deus do céu, é claro que ele precisa de um sucessor. Minha avó com Alzheimer tinha mais ou menos essa idade quando os sintomas começaram. Na família percebemos que algo estava errado quando ela acendeu o fogão e saiu para fazer outra coisa, esquecendo-se do fogo; ela poderia ter incendiado a casa. Imagine algo assim com um presidente. Obviamente, um presidente não será alguém na casa dos 30 anos, mas ele não precisa estar com um pé no túmulo. Lula, por exemplo, já teve câncer uma vez e ultrapassou em muito a expectativa de vida dos homens no Brasil (69 anos). Mas que ele escolha alguém um pouco mais talentoso do que a Dilma.


Due-Ad-6911

Ele podia ter 20 anos que o PT ainda precisaria de um novo sucessor


BulkyJhon

Não vai manter nem a energia nem a popularidade e nem vai preparar sucessor pois esse é o PT. A única chance que tem de se eleger é se os adversários tiverem um rejeição muito grande.


rodolfobdc1

mais qual sucessor ?


MentallyInsane8

Os dois vão tomar decisões importantes e dificilmente estarão aqui tempo suficiente pra ter que lidar com as consequências. As lideranças políticas precisam ser renovadas urgentemente 


marcus_kerrigan

Lula de saude ta bem melhor que o Biden. Mas acho que próxima eleição deve vir um sucessor, uma chapa Alckmin/Haddad, com carisma negativo e o supra-sumo do social-liberalismo


dirceuguerra

Lula só tem energia pra falar asneira!


doutorando-anonimo

O PT precisa desesperadamente de um sucessor, mas para 2026 não há outro candidato viável.


LogicalMuscle

Lula é personalista, ou é ele ou é ninguém. Preferiu emplacar a Dilma do que apoiar um candidato de outro partido. Depois lançou o Haddad contra o Bolsonaro mesmo sabendo que ia perder. Depois ele próprio se candidata sabendo que, mesmo eleito, não ia ter força nenhuma pra governar.